5 Erros que a Maioria dos Negócios cometem no Facebook

Tempo de leitura: 7 minutos

A cada dia que passa, mais empresas buscam soluções de Marketing Digital no Facebook para alavancar seus negócios.

Não há nenhuma novidade nisso, afinal, o Facebook é a rede social com mais usuário ativos no mundo, tendo 1,09 bilhão de acessos por dia.

E é como você sabe, onde as pessoas estão é onde está a demanda. Simples. 🙂

Seguindo este conceito, o Marketing Online está mudando a história de muitas grandes, médias e pequenas empresas.

Bem, mas nem sempre é assim…

Algumas empresas começam a investir no Facebook sem nenhuma técnica esperando obter grandes resultados, mas na verdade a única coisa que conseguem é jogar dinheiro fora.

O retorno esperado nunca chega e você não sabe o que está acontecendo…

Já passou por isso?

Se você está começando a investir no Facebook ou já começou e ainda não conseguiu rentabilizar seus investimentos, continue lendo esse artigo e te mostrarei onde você pode estar errando.

Vamos lá?

OS 5 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

1. Utilizar perfis para divulgar a empresa ao invés de uma Fanpage

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Este talvez seja o erro mais comum no Facebook.

Algumas pessoas por desconhecerem as opções de “perfil” e “página” acabam criando um perfil para a empresa como se fosse uma pessoa física.

Tá, mas qual a diferença?

É simples… Páginas são para empresas, marcas, negócios. Perfis são para pessoas.

Quer um motivo para não fazer isso?

O Facebook limita em 5.000 o número de amigos de um perfil e você pode enviar uma mesma mensagem somente para no máximo 20 amigos.

Já uma fanpage, não tem essas limitações.

E sem falar que uma fanpage te oferece todos os dados de desempenho da página e ainda te dá acesso ao Facebook Ads, que é uma ferramenta que te permite patrocinar publicações atingindo assim muito mais pessoas.

Ah, e caso você já tenha criado um perfil para sua empresa, tome cuidado!

Quando o Facebook detecta ou é avisado sobre um perfil com o nome de uma empresa ele imediatamente o exclui.

Então, se você não quer correr o risco de perder todo seu trabalho crie agora mesmo a sua página. 😉

2. Não criar uma estratégia para as campanhas

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Uma estratégia de Marketing Digital é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Aqui neste artigo, eu dou 7 dicas de Marketing Digital para você vender mais e a primeira delas é criar uma estratégia.

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento. – Albert Einstein

Algumas empresas fazem publicações na sua página sem nenhum planejamento ou técnica de Marketing, e por isso que normalmente acabam não tendo um resultado positivo.

É no planejamento que você irá listar e organizar todas as informações importantes para a sua empresa, assim como o que é relevante e atraente para o seu público.

Com uma boa estratégia você já estará com meio caminho andado para o sucesso!

3. Não definir corretamente as personas

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As personas são representações ou personagens fictícios com as características dos seus clientes ideais.

É a partir delas que você irá definir quem será o público-alvo das suas campanhas.

Mas qual a importância disso em uma campanha no Facebook?

Talvez essa seja a parte mais importante!

Sem uma persona definida você não sabe quem é seu público. Sem um público definido você não sabe pra quem fará uma estratégia de campanha. E sem uma estratégia você não tem resultado.

Se você não sabe para quem está vendendo, é bem provável que você não venda nada.

Quem realmente quer ter sucesso com o Marketing Digital não pode falhar na hora de definir a persona, por isso eu preparei o artigo Por que criar personas é tão importante no Marketing Digital? pra você.

4. Não responder às perguntas e comentários

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Imagine que você criou uma fanpage, seu público gostou e começou a curtir, compartilhar e comentar.

Porém você não responde aos comentários, não tira as dúvidas da sua audiência, não tem paciência e carisma com eles e vocês ainda não usam a mesma linguagem…

Bem, certamente as pessoas que não foram respondidas perderão a confiança na sua marca e assim provavelmente você perderá vendas.

Sem falar das próximas pessoas com interesse no seu produto, que ao acessar a página e ver que ninguém é respondido irão desistir e procurar outro produto ou empresa.

Então, sabe do que você precisa?

Gerar engajamento! Isso significa que, você precisa responder os seus fãs, instigá-los a compartilhar a sua marca e gerar confiança neles.

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade. – Philip Kotler

5. Não manter a consistência na frequência das postagens

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Esse é um erro clássico e que você também deve evitar.

De fato, algumas páginas estão bem desatualizadas.

É comum que as pessoas criem fanpages, comecem a produzir conteúdo e depois de um tempo parem de atualizá-la.

Mas qual o resultado disso?

Os fãs não terão mais interesse na sua marca, deixarão de comentar, divulgar e recomendar.

Por isso é importante manter a consistência e produzir conteúdo de qualidade que realmente seja relevante para seu público.

O ideal é que a página seja atualizada todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana.

Mas tome muito cuidado!

Produzir conteúdo todos os dias não significa encher o feed de notícias da sua audiência.

Páginas que fazem muitos posts por dia podem ser rejeitadas pelo público.

Ainda mais páginas com vendas agressivas, que não geram nenhum conteúdo de qualidade.

Conclusão

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O Brasil conta com 99 milhões de usuários ativos na maior rede social do mundo, e 8 em cada 10 brasileiros que acessam a internet têm uma conta no Facebook.

O que isso significa?

É simples… a não ser que seu público seja muito específico, ele está no Facebook.

Logo, investir nessa ferramenta é na maioria das vezes um ótimo negócio.

Para ter o retorno tão esperado com a rede social mais popular do mundo, algumas empresas acabam cometendo grandes erros que as fazem perder tempo e dinheiro.

Quando notam que suas campanhas não estão gerando vendas desistem ou até desacreditam do marketing no Facebook.

Mas agora que você já sabe os 5 principais erros que as empresas cometem no Facebook acredito que seus resultados vão melhorar.

Se quiser ir além, leia nossas 7 dicas de marketing digital para você vender mais. Acredito de verdade que irão te ajudar muito.

Então não esqueça, evite:

  1. Utilizar perfis para divulgar sua empresa ao invés de uma fanpage;
  2. Não criar uma estratégia para sua campanhas;
  3. Não definir com precisão as suas personas;
  4. Deixar sua audiência sem respostas e não criar engajamento;
  5. Não atualizar sua página com conteúdo de qualidade.

E então, você está pronto para aumentar seus resultados com o Facebook? 🙂

Não perca tempo! As grandes, médias e pequenas empresas estão apostando nessa ferramenta.

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